Tecendo os Figurinos de "O Pequeno Príncipe"
Viajando neste universo lúdico e atemporal, os figurinos de O Pequeno Príncipe ajudam a revelar a importância de cada personagem, através de suas cores, formas, tramas e texturas. Do desenho para o palco, os personagens do Teatro de Bonecos do Pequeno Príncipe, foram inspirados na ilustração original da obra de Antoine de Saint-Exupéry.
Mesclando texturas e cores, com figurinos que nasceram desta grande mistura de materiais. A partir da desconstrução e transformação de diferentes peças e retalhos de jeans, teceu-se o figurino do personagem principal do Musical: o Pequeno Príncipe, um manto rico em tramas azuis, com um patchwork de denim, que vira uma peça nobre à altura do Principezinho. O jeans também foi utilizado na construção dos figurinos do Aviador e da Raposa, personagens que criam um estreito laço com o Pequeno Príncipe.
Retalhos de tecidos, aparentemente vistos como material descartável foram elementos essenciais na criação e construção dos figurinos de O Pequeno Príncipe.
Apostando no entrelaçamento destes tecidos, é que se construiu grande parte dos figurinos do Musical, como a Jaqueta do Aviador, o Manto da Rainha, o Figurino da Serpente, das dançarinas e da Florzinha. Já o figurino da Rosa se destaca com suas diversas camadas de cetim, ao mesmo tempo que ajuda a revelar sua fragilidade e delicadeza com o uso da renda e do voal. A Roseira tenta imitá-la, mas a Rosa é única e seu figurino ajuda a torna-la mais exuberante.
Buscando o equilíbrio entre os diversos materiais, a dose certa de cores, brilhos e texturas, assim se deu a construção dos figurinos de O Pequeno Príncipe, que foi um trabalho que desenvolvi em 2016 para o Núcleo de Teatro Contando História, na Fundação Criança de São Bernardo do Campo.
Confira abaixo mais registros dos figurinos criados e produzidos para a peça com o teatro de bonecos e para o musical. Esta foi a primeira vez que criei figurinos para Teatro de Bonecos, e já me apaixonei, eles ficaram lindos!!