Sonho de uma Noite de Verão
Sonho de uma Noite de Verão (2012)
Realização: CIA Abapuru.
Procurando explorar novas soluções para construir os figurinos de "Sonho de uma noite de verão" e tentando driblar a dificuldade do pequeno orçamento para produção, quando desenvolvi este trabalho em 2012, me debrucei em uma grande pesquisa de referências do que já tinha sido feito para estes personagens e de materiais que poderiam conferir uma originalidade para os figurinos, de forma que fosse possível sua confecção/produção em pouco tempo, já que este trabalho foi feito com um prazo que não chegou a dois meses.
Analisando o perfil dos personagens do enredo, as fadas são personagens que se destacam ao londo da história, e por isso tiveram também um figurino de destaque. Seus figurinos foram criados com a intenção de transmitir uma leveza e ao mesmo tempo ludicidade para as personagens. Onde a caracterização de cada fada foi inspirada e pensada a combinar com seu perfil, muito atrelado ao nome das personagens: Fada Teia de Aranha, Fada Grão de mostarda, Fada Flor de Ervilha, Fada Mariposinha e Rainha das Fadas Titânia.
Embora cada uma tivesse um figurino específico e muito próprio de suas características, todas as fadas tinham algo em comum: sua magia. E isto foi traduzido na leveza de seu traje feito em voal, com corpetes adornados com flores de fuxico e nas saias e asas, que se compunham com tiras de voal sobrepostas, criando volume, ao mesmo tempo que conferia graça as personagens. Além disso todas as fadas, usavam um adereço na cabeça, de acordo com seu perfil e carregavam uma varinha "mágica", que por serem seres místicos, provindos da floresta, foi traduzida num ramo com uma flor, com a cor personalizada de cada fadinha.
Os figurinos dos atenienses e artesãos tiveram a criação inspirada nos trajes greco-romano, com vestes com caímentos drapeados, onde os trajes dos artesãos e de quatro personagens atenienses foram produzidos a partir de adapações em túnicas do acervo da Companhia Abapuru. Todos os demais figurinos foram construídos exclusivamente para peça.